quarta-feira, 4 de março de 2015

Fraude no Apple Pay.. Já?


Alguns bancos notaram um aumento significativo de fraudes no sistema de pagamento da Apple, os criminosos estão burlando o sistema de adição do cartão de crédito.


Os bancos estão engrossando (hmmmm.. granola) o processo para dificultar as ações fraudulentas. Essa questão foi exposta por Cherian Abraham, um especialista em pagamentos mobile que trabalha com bancos e varejistas, no final de fevereiro em seu blog ele disse que esse tipo de fraude "esta crescendo como uma erva daninha" (erva..)

Abraham disse que não é uma anomalia ver esse tipo de fraude ser de 6% no Apple Pay comparado a 0,1% do cartão de crédito tradicional, ele notou que essa porcentagem varia de acordo com o banco.

Um porta-voz da Empresa Mágica ™ se recusou a falar sobre a porcentagem de fraude, mas disse que o Apple Pay é "projetado para ser extremamente seguro e para proteger as informações pessoais dos usuários" e acrescentou que "os bancos estão sempre procurando melhorar o seu processo de aprovação, e que isso varia de acordo com banco."

Porta-voz da Empresa Mágica ™
Cartões de créditos roubados obviamente não são uma exclusividade da Apple, que adora lançar coisas "exclusivas", isso já é um problema antigo das transações eletrônicas, onde as taxas de fraude são maiores, entretanto o Apple Pay combina algumas das vulnerabilidades do comercio eletrônico e de compras rápidas em lojas.

A Maçã acrescentou que dois a cada três dólares gastos via pagamentos "sem contatos" com Visa, MasterCard e American Express foram feitos via Apple Pay, Abraham disse que esse tipo de fraude pode ocorrer em outros serviços de pagamentos mobile.

A Empresa Mágica ™ não tem medido esforços quanto a segurança do seu sistema de pagamentos, como o leitor de digitais, dados encriptados separados do resto do telefone e um código único que é gerado no momento da compra para que o vendedor não veja os dados do comprador.

Segurança polemica.
No entanto a falha esta antes, quando a pessoa insere os dados do cartão de crédito, a Apple envia a informações ao banco, esses podem solicitar informações adicionais se assim decidirem, porém Abraham aponta que alguns bancos tornaram muito fácil esse processo, que eles solicitaram apenas os quatro últimos dígitos do CPF do usuário para validar as informações, informação essa fácil de ser obtida pelos bandidos.
Bancos aguardando a "introdução" do Apple Pay.
Os bancos emissores dos cartões estão muito afobados em liberar tudo (uuui) e participar cada vez mais do Apple Pay, e é possível que haja uma falta de treinamento da parte dos bancos na liberação dos cartões.

Essa fraudes podem estar sendo realizadas por gangues sofisticadas especializadas em roubar dados, no entanto se os bancos resolverem "apertar" mais o processo de aquisição dos cartões, poderia afastar possíveis clientes.

Abraham é conselheiro do SimplyTapp, que fornece a tecnologia "host-card-emulation" para pagamentos "sem contato" no sistema Android.


Fonte: Wall Street Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário