terça-feira, 25 de agosto de 2015

Simuladores


Um dos gêneros mais controversos sem dúvidas são os simuladores, ou você os ama ou os odeia. A idéia deles é simples como o nome já diz: servem para simular algo ah vá, mas atualmente tivemos uma onda de lançamentos de diversos simuladores um tanto quanto estranhos.
Há dois tipos distintos de simuladores: os que servem para aprendizagem, como é o caso do Flight Simulator entre outros; e os que servem apenas para diversão, como SimCity, The Sims. Mas sem dúvida o jogo mais famoso e que impulsionou o gênero foi SimCity lançado em 1989 pelo co-fundador da falecida Maxis, Will Wright.

Bons tempos...

A Maxis (RIP) se tornou uma referência no mundo dos simuladores lançando posteriormente um dos seus maiores sucessos: The Sims. O simulador de vida que todo a criança dos anos 2000 queria jogar. Simular uma vida pra você que não tinha uma, pois não desgrudava Sua Bunda™ da frente do computador, fora uma sacada genial, tanto que é um dos jogos de simulação mais jogados até hoje.

Quem nunca? ¯\_(ツ)_/¯

Além desses, tivemos outros simuladores famosos como o RollerCoaster Tycoon, um simulador de parques de diversões criado por Chris Sawyer, que também lançou outro jogo pouco conhecido no mesmo estilo chamado Locomotion, que seria uma espécie de SimCity misturado com RollerCoaster Tycoon. Tentei jogar diversas vezes mas nunca o entendi, talvez por ser muito novo para um jogo da complexidade apresentada ou por ser burro mesmo. Depois de Sawyer surgiram diversos "Tycoon", desde prisões até aeroportos.

Perdi a noção de quanto tempo eu "perdi" jogando esse jogo.

Quando notaram que esse gênero de jogo dava dinheiro, foram lançado diversos simuladores, e especialmente nesses últimos dois anos resolveram fazer um tipo de crítica a esse estilo, com simuladores pouco convencionais como é o caso de Goat Simulator. Por quê controlar uma cabra pela cidade é uma coisa muito normal e que todos sempre quiseram (na verdade era apenas um teste de uma engine gráfica).
A onda de jogos no mesmo estilo como Rock Simulator ou I am Bread descambaram. Houve um sucesso devido a sua exposição por youtubers, como o famoso "Pewdiepie".

Como adivinharam? eu sempre quis ser uma pedra...

Hoje temos simuladores de tudo que você quiser ser na sua vida, opções não faltam. Sejam sérios ou porcarias, mas creio que já estamos saturados desses simuladores piadas a lá Goat Simulator.
Mas uma vertente particularmente interessante de simuladores são os jogos de exploração, que trataremos no próximo post sobre games.


Nenhum comentário:

Postar um comentário