sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Remakes


Muita gente adora os famosos remakes. A idéia de pegar um jogo antigo e trazê-lo a uma plataforma inteiramente nova é uma jogada de marketing sensacional, pois acaba atraindo tanto novos jogadores quanto os mais saudosistas que sonham em ver seus amados jogos antigos remasterizados, mas até onde isso é bom?

A lei fundamental da química afirma, nada se cria tudo se transforma, o mesmo ocorre no universo gamer. Pegar aquele jogo que foi sucesso no PS1 melhorar os gráficos e lançá-lo para PS4 pelo mesmo preço de 20 anos atrás tem funcionado e muito para a indústria dos games, sempre há o fator nostalgia de ver aquele jogo de infância de um ângulo inteiramente novo com um novo design e as vezes até alguns extras.

Sem dúvidas o remake mais aguardado desde o lançamento do jogo original.


Na época do PS2 o próprio console tinha a possibilidade de rodar jogos da plataforma anterior a famosa retrocompatibilidade, isso claro desde que o jogo fosse original. Já na era PS3 apenas alguns modelos da versão "fat" tinha suporte a essa função.
Talvez nesse momento as produtoras tenham percebido uma forma de lucrar mais pegando seus antigos sucessos e fazendo os famosos remakes.

Compre nosso remakes, compre, nos de seu dinheiro.


Na atual geração o que mais eu vejo nos portais de notícias é anuncio de remake, e ainda não tivemos nenhum jogo AAA de impacto que me fizesse cogitar a possibilidade de adquirir um novo console. Continuo com o meu "Pleisteixo" 3 velho de guerra, não há ainda atrativos na nova geração que me faça comprar um PS4 ou XOne. Na minha opinião faltam jogos, e a grande maioria são remakes ou jogos de PS3 remasterizados. (remake ≠ remaster)

Atual estado do meu "Pleisteixo"


Um dos grandes problemas dos remakes sem dúvida é quando estragam o jogo, pegam algo ótimo e o transformam em uma grande, vistosa, lustrosa e milhosa cagada. Por exemplo Silent Hill Shattered Memories, a história do primeiro jogo é perfeita e concisa, a jogabilidade ruim da época era uma "feature" que deixava o jogo mais desafiante. Resolveram fazer o remake e ficou uma perfeita bosta.
Talvez um dos problemas em relações a refazer um jogo é ter um comparativo, que no caso anterior tínhamos como referência o primeiro jogo da série, e mesmo com gráficos toscos e ultrapassados conseguiu ser infinitamente melhor que o seu remake.

Sem falar na excelente inteligência artificial do jogo...


Isso me assusta, porque sou um grande fã da série Resident Evil e há pouco tempo anunciaram o remake do segundo jogo da série que é o meu favorito e de muita gente. Tenho expectativas de um remake ou remasterização desse jogo desde a época do PS2, o jogo é perfeito em um todo um verdadeiro clássico da era 32bits, e espero que não estraguem esse jogo.

Capcom por favor não destrua minha infância e esse excelente jogo.


A Capcom é muito famosa pelos seus DLCs conhecida por muitos como uma produtora mercenária que quer arrancar até o último centavo de seu bolso. Por favor Capcom me roube, mas não estrague o Resident Evil 2.

E você o que acha de remakes ou remasterizações?


Nenhum comentário:

Postar um comentário