terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Dia cinza para o Rock`n`Roll




Ontem à noite recebo uma notícia triste, que deixou todos no meio e fãs do Rock`n`Roll, Metal, Psy Trance, Forró e deficientes auditivos em geral consternados: Lemmy foi bater nos anjos.


A batalha de Ian Frase Kilmister contra o câncer fora violenta (ele soube dois dias antes sobre isso - 26/12/2015), mas fatal. Porém, com 70 anos de idade, nos deixa um legado musical fantástico, sua herança para o mundo.
Nas primeiras notas do baixo tocadas já percebemos que uma pedrada nuclear se aproxima, esperamos ansiosamente a voz rouca e temas como guerra (principalmente a WWII), bebida, putaria com bebida, ficar bêbado numa putaria em meio uma guerra ou apenas sobre o bom, velho e imortal Rock`n`Roll.

Café da manhã dos campeões!

Filho de um ex-capelão da RAF (Royal Air Force) em Staffordshire, fora abandonado pelo pai com a idade de três meses, ficando apenas ele e sua mãe.
Crescendo no País de Gales, após sua mãe ter casado com um jogador de futebol de lá, "não fora o mais feliz sendo a única criança inglesa em meio de 700 galesas, mas válido do ponto de vista antropológico", segundo o próprio.
Seu apelido, e nome que batizou a deidade, veio de uma frase que sempre dizia: "lemmy (lend me) a quid 'til Friday" - que quer dizer: "me empreste um troco até sexta" - devido ao seu vício em slot machines.


Já cedo, mostra seu gosto por Rock`n`Roll, garotas e cavalos (!!!!), e decide sair de casa para trabalhar e tocar em bandas.
Com 16 anos, assiste a uma apresentação dos Beatles no famigerado Cavern Club (onde tudo o que conhecemos começou...) e tira de ouvido o álbum Please Please me inteiro, admirado também pelo sarcasmo (inocente) da banda.

O Paul não tava, mas o Ringo estar....
Até 1972, Lemmy toca em várias bandas, inclusive na "primeira banda inglesa a tocar na Iugoslávia Comunista". Eis que nesse ano inicia suas atividades no Hawkind como baixista e vocalista.
Mas em 1975, após ser preso por porte de drogas na fronteira do Canadá, é demitido da banda e resolve chutar o balde: envereda em sua própria empreitada com o trio Bastard, mas teria de trocar nome, pois não teria a menor chance de aparecer no "Top of The Pops".
Lemmy troca a formação do trio montado pelos Fast "Eddie" Clark e Philty "Animal" Taylor e eis que surge uma das bandas amadas e idolatradas por todos no meio musical: o Motörhead!



Ele já apareceu em vários games, como no Guitar Hero: Metallica, como um negociador de armas no Scarface: The World is Yours e homenageado como um personagem da saga Super Mario.
Convidado por várias banda (muitas mesmo!)
Também foi narrador no filme da Troma: Tromeo and Juliet e apareceu em diversos outros filmes, clipes documentários de outros e em seu próprio documentário: Lemmy.




Para os que não conhecem a lenda que Lemmy foi, na participação no projeto de Dave Grohl (Foo Fighters), Dave declara o seguinte, e assino embaixo:

"We recorded his track in Los Angeles in maybe two takes about a year and a half ago. Until then I'd never met what I'd call a real rock 'n' roll hero before. Fuck Elvis and Keith Richards, Lemmy's the king of rock 'n' roll – he told me he never considered Motörhead a metal band, he was quite adamant. Lemmy's a living, breathing, drinking and snorting fucking legend. No one else comes close."



Deixo aqui minha homenagem à aquele que com seu estilo grosseiro, som cru e visceral e atitude Rock`n`Roll até o fim (quase que o vemos morrer no palco!) que embala gerações e fará com que muitos outros vejam o mundo com a liberdade e o quesefodismo de Lemmy Kilmister.



"A verdade é que hoje a música pesada está triste. Morreu Ian Fraser Kilmister, o Lemmy Kilmister. Morreu o Motörhead, morreu mais um pouco do rock.
Um gigante precursor (sem querer ser) do Heavy Metal mas que desde sua origem, como dizia o Lemmy antes de começar a apresentação de sua banda: We are Motörhead, we play Rock'roll!!!". Pronto era a faísca para dar o início a uma hora e meia de sonzassos.
Não posso reclamar pois desde 1996 eu acompanhei todas as visitas da banda aqui em SP.
Não sei porra nenhuma de moda mas sei que se você for a um show do Cannibal Corpse com uma camiseta do Angra te olharão torto. Mas com uma do Motörhead não. Com uma do Motörhead você estará sempre bem vestido. De Epica a Krisiun. Vá sussa.
Uma grande parte dos Ramones, Michael Jackson, Dio, BB King e agora Lemmy Kilmister.
Tá ficando muito foda. Não existe reposição para esses caras.
O Lemmy entra agora no meu "hall" de caras que de tanto eu ver/ouvir não morreram: Don Ramon (Seu Madruga), Bon Scott, Dio, etc...
Valeu demais Motörhead, valeu Lemmy!
Ride On..."

Kotacu


Vamos parar de chorar e comemorar a mesma coisa que Lemmy (our Lord) nos ensinou: Born to Lose (but He lived to win)

- Daniel Pancetta Giacometti / Muzzarelas













  RIP o caralho, lendas não morrem, apenas transcendem a humanidade... assim é que ele gostaria...





Nenhum comentário:

Postar um comentário