quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

FREE MARS

Um dos maiores impecílios do senhor Elão Almíscar™ pra colonizar o planeta vermelho e se livrar dos comentaristas de portal é realizar a Terraformação, ou ao menos conseguir uma garrafinha de água com um ambulante - o que provavelmente terá se levarem algum banânio pra lá.
 
Como a temperatura na Cratera Gale em Marte pode alcançar facilmente -20Cº, a água que possivelmente seria encontrada por lá estaria congelada. E salgada.
Mas mesmo nesse estado poderia ser o recurso mais valioso por dois motivos: por eletrólise se obtém oxigênio (pra respirar e acender charutos e não conseguir respirar por isso) e hidrogênio como combustível. Mas o sal impede com que a reação seja realizada - não seus gordos, não basta adicionar batatas pra tirar o sal.
 

Pralay Gayen e seus amiguinhos (igualmente paquistaneses e indianos) da Universidade de Washington em St. Louis, Massachussets, Ohio, Alabama, México, Herbert Richards, EUA conseguiram desenvolver um método pra executar a eletrólise na salmoura utilizando menos energia do que pro vibrador da Sua Mãe™.

Quando Sua Mãe™ usou um vibrador a primeira vez e causou um maremoto em Lisboa em 1755


Os testes foram feitos em condições controladas simulando a atmosfera de Marte (ou da teta esquerda superior de Teu Pai™) com temperaturas de até -36Cº e obtiveram sucesso consumindo apenas 12W, comparado com o sistema MOXIE que embarca a sonda com o rover Perseverance que gasta 300W - mais do que aquela batata que você insiste em tentar jogar Cyberpunk 2077 - cujo método consiste em eletrólise por alta temperatura e apenas obtém oxigênio.

Acharam que não iríamos colocar imagens sérias?

Além de produzir oxigênio e hidrogênio da um pote de azeitonas salmoura em Marte, o método pode ser utilizado aqui nesse alvo azul pra meteoros na Terra.


"Nosso novo eletrolisador de salmoura incorpora um anodo de pirocloro rutenato de chumbo desenvolvido por nossa equipe em conjunto com um catodo de platina em carbono"
 
- Clarice Lispector

Quero as equações resolvidas até às 13h na minha mesa!

 
 
Os eletrolisadores de água habituais usam água desionizada altamente purificada, o que se torna um porre e encarece o processo todo em 600 Kwanza.

Nem pra arrumar a bagunça antes de tirar foto...



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário