quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

 TWITCH = CADEIA


Após a Internet ter caído nas graças do YMCA DMCA (Digital Millennium Copyright Act) nos anos 90, o mundo começou a sofrer com os caga-regra dos copyright por todos os lados.

E apesar de teoricamente ser o certo - eu lia isso nos selos dos discos desde os anos 80, seu velho! - levar ao pé da letra leva à falta de liberdade de expressão em plataformas na Web em muitos casos, como canais de crítica de filmes, música - mesmo sendo fair use.

Canais de YouTube sofrem disso o tempo todo, inclusive empresas que fornecem trilhas gratuitas ultimamente estão sendo compradas e, pela lei dos EUA (onde geralmente são baseadas estas empresas) quem compra faz o que quiser com o conteúdo, inclusive pode começar a cobrar por ele mesmo já amplamente utilizado anteriormente - já acompanhei BEM de perto algo do gênero.


Não sejam essa cara
 

No dia 10 de dezembro o senador Thom "My Butt Is Hurt" Tillis emitiu uma proposta para ser analisada pelo congresso da 'Muricah onde os "meliantes" que ferirem as regras do DMCA poderão ser até presos além das multas e afins.

Apesar dos esforços contra a proposta com a hashtag #stopDMCA no Twitter - local onde se xinga muito - o senador já possui apoio de alguns que se machucam com tal "contravenção": Sony Pictures, Motion Picture Association, Universal Music Group, ASCAP, NBCUniversal, Comcast, Television Association, The Internet, Warner Music, Salem Media Group.

 

 "O que fiz com a minha vida?" - streamer em um momento de lucidez

 

Agora o pessoalzinho do Twitch que está feliz para um caralho com tal proposta, pois mesmo que "sem querer" acabar transmitindo algo protegido por direitos autorais poderá - ocasionalmente - provocar sua prisão.

Além de limitar a liberdade de expressão e criativa - se é que dá pra falar isso sobre streamers - esse é o meio de muitos que sobrevivem do ramo principalmente em tempos de pandemia, e que inclusive já há uma petição no Change.org para tentar deter o senador de enjaular todo mundo que está na interwebs.


Na verdade sabemos que o senador quer ficar sozinho no Twitch e finalmente, se tornar o maior streamer do mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário