sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dwarf Fortress


Gráfico não faz jogo esse é um dos coros mais entoados pelos aficionados por jogos. E o que falar de um jogo unicamente feito em ASCII cujo o lema é: "Losing is fun!", apesar de ser pouco conhecido foi um dos jogos que inspirou a criação do famoso e infame Minecraft.


Sendo desenvolvido desde 2002 apenas por duas pessoas, Dwarf Fortress foge um pouco dos jogos convencionais principalmente no quesito gráficos, quando pensamos em um jogo apenas em ASCII a primeira coisa que vem na mente sem duvidas é de uma coisa porca e mal feita, mas não esse jogo. Por mais feio que seja é um dos mais se não o mais profundo no quesito história e sem dúvidas o mais difícil de todos.

Tela de erro do Windows? Não, esse é o Dwarf Fortress

Para começar a jogar você precisa criar um mundo, e além de escolher as opções básicas que teria em qualquer jogo desse estilo como tamanho, freqüência de minerais, etc, você também terá que escolher o quão velho é esse mundo e isso sem dúvidas é o que mais vai afetar o seu gameplay.
Digamos que você escolha um mundo com um tempo médio de existência cerca de 250 anos, então o jogo irá criar milhares de pessoas, reinos, histórias, lugares, mitos, e tudo que um mundo medieval de fantasia teria. E você pode visualizar cada um desses detalhes um a um, desde o nascimento de um personagem até a sua morte, com que se casou, o que fez em vida, são diversas histórias diferentes pra cada personagem criado pelo jogo, nesse caso hipotético teríamos cerca de 303 mil eventos únicos para enriquecer a história por trás do seu mundo.

Isso é apenas sobre uma pessoa, você pode ler a descrição de todas as outras existentes no seu jogo.


Existem dois principais modos de jogo. Vamos começar com o mais usual e que dá nome ao jogo: o modo fortaleza.
Esse modo consiste em você desenvolver uma fortaleza de anões que seja sustentável controlando cada um desses personagens individualmente ou definindo tarefas, e quando digo sustentável é em relação a tudo que precisará, desde quartos para os anões até cemitérios, lojas, armarias, salas comunais, tudo que sua imaginação puder dar vida no jogo.



O outro modo é o de aventura.
Nele você controla apenas um personagem que pode visitar tudo que foi criado pelo jogo, e até mesmo as suas próprias criações. O que realmente chama atenção nesse jogo é a sua dificuldade pra ter uma noção foi lançado um manual de 248 páginas intitulado: "Getting Started with Dwarf Fortress". A profundidade do jogo é gigantesca e as possibilidades são praticamente infinitas, o único problema dele é que eu não sei como joga-lo.

Assim que eu me sinto quando tento joga-lo.


Além disso o jogo proporciona momentos épicos e engraçados como o caso que eu vou deixar nesse link, vale muito a pena ler, quem quiser conferir o jogo ele é grátis e pode ser baixado aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário