quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Arte




A Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade) é muito subjetiva. É algo que pode ser admirada pela beleza estática, intuito ou significado - para o coletivo ou individualmente.


Expressada por inúmeros meios como a pintura, música, dança ou drama, se caracteriza por grande parte das vezes no mundo contemporâneo, por ser de conhecimento apenas da elite pensante e que consegue sorver seu conteúdo e transformá-lo em um significado, traduzi-la em alimento para a alma.

Há arte em amar

As manifestações artísticas ocorrem desde que a humanidade inicia seus registros com as pinturas rupestres e trafega por situações onde a arte marca a civilização de forma profunda, significando a comunhão com Deus, hábitos temporais ou até mesmo como protesto.

Os tempos atuais resumem todas as épocas anteriores, inclusive quebrando paradigmas do que seria a própria arte.

A dança interpretativa e sua quebra de padrões

O Renascentismo floresceu na região da Toscana na Itália, e desde então marcou a Europa com suas manifestações e evoluções.




O Museu de Arte Contemporânea de Bolzano é conhecido por abrigar obras críticas como a "Zuerst die Füße", inclusive durante uma visita do Papa João Paulo II os governantes regionais pediram para a retirada da exposição.

Zuerst die Füße e sua crítica ao consumo de álcool e drogas.

2015, o avant-garde da arte já não parece ser mais o mesmo. O significado de uma instalação de arte pode não conseguir ser mais interpretado, pois todos os paradigmas foram ultrapassados e mentes foram libertas. A arte parece banal.

A faxineira do museu apenas fez seu trabalho.

Desacorçoada pelo festim que deram à noite anterior, empenha-se na labuta de se livrar dos dejetos como bitucas, garrafas e confetes, restaurando a imaculada ordem que almejava.



Mal poderia desconfiar em seu mundano pensamento o que fizera: destruíra a instalação das artistas Goldschmied & Chiari, que representava o hedonismo e a corrupção política nos anos 80.


Agora de verdade, essa porra é arte?


A notícia fora dada às artistas como "acho que não tivemos sorte com a nova faxineira", que tiveram de refazer a "instalação" e pedir desculpa aos visitantes (que PAGARAM para assistir lixo).

Concordo com a faxineira: estaria ela apenas fazendo o seu trabalho de limpar a sujeira e coletar o lixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário