quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Único motivo porque eu teria um iPhone



Não gosto do sistema. O telefone tem a ambição de querer ser mais esperto que o usuário. Tem vírus. Jesus usaria um. Não tenho dinheiro. Mas uma campanha no Indie GoGo me faria mudar de idéia.


Sim amiguinhos, se fosse pra ter uma guitarra com amplificador de 20W embutido e processada por um Cambuci Cheiroso™, eu teria!

Me digam se não é da hora?

A campanha de $35.000 já arrecadou cerca de $250.000, para vender o instrumento por $430.
Claro que o Objeto da Usurpação Monetária™ com seu conector Mágico™ Lightning não acompanha a guitarra, e é essencial pra funcionar com o amplificador embutido. Mas também funciona normalmente se plugá-la num amplificador qualquer...


Mas whatever, quero falar das coisas legais que tem nessa bagaça, como o processamento de efeitos que é feito via software. Já existem inúmeros aplicativos para e emulação de amplificadores e pedais, obtendo timbres do Pantera à Django Reinhardt.


 Como músico, digo que é realmente um lugar ótimo pra se colocar os controles e visualizar o que acontece quando se grava também. É, dá pra fazer gravações em 96Khz COM OUTRAS TRILHAS. Ou seja, grava um canal de base, um preenchimento, e aí sola por cima como se fossem três pessoas tocando ao mesmo tempo, e isso é ótimo! (de verdade)

Dá pra compor uns batuques também com o GarageBand...

...e gravar até 8 pistas....

Uma das partes mais legais é o amplificador de 20W embutido. Dá até pra fazer uma Jam sozinho sem precisar ligar cabos no instrumento, alimentado por uma bateria que dizem claro que é balela  durar até 12 horas de uso. O conjunto também pode ser usado com fones de ouvido.


Imagine isso num ônibus, que beleza...

O design é meio feioso, mas pelo menos dá a sensação de objeto do futuro. O sistema de afinação é muito bem bolado, lembrando as Steinberger (as que não tinham mão no final do braço) dos anos 80.


Smart...
Bem, achei legal pra caralho, e como já fucei no GarageBand e gravei em Mac, devo dar o braço a torcer, pois foram os melhores ambientes que já vi pra produção musical e é o que se usa por aí.

Instrumento feioso mas estiloso (pode isso?) com corpo meio oco (o que pode causar algumas ressonâncias em volumes mais altos) me parece bem inovador, principalmente com a versatilidade de efeitos, acompanhamentos e gravação sem ter de ligá-la em lugar nenhum.

Essa é pra que gosta de ver detalhes

Efeitos digitais normalmente não me fazem a cabeça, principalmente a saturação na guitarra (válvulas válvulas válvulas), mas inclusive o simulador de violão foi incrivelmente natural no vídeo. Eis algo que gostaria de por as mãos e passar um dia inteiro brincado.
Parece que puxei o saco? Fiz propaganda da Apple? Naahhhh, aposto que até quem não manja de música curtiu o conceito.

Agora dêem uma viajada no modelo 3D abaixo:




Quis mostrar outra faceta da tecnologia, que hoje em dia é intrinsecamente ligada à música.
Usamos dezenas de plug-ins, efeitos e gadgets pra gravações tanto ao vivo. Modelamos amplificadores, caixas acústicas e até simulamos saturação de válvulas.
Sinceramente, não devemos nada pra era analógica, e temos mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário