segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Imprimir a Internet




Desde o final do século XX começamos a armazenar tudo o que conhecemos - documentos, fotos da Sua Mãe™ (ainda em andamento desde 1991), receita de gelo e infindáveis selfies - em dados digitais. Mas se alguns formatos se tornarem obsoletos? Vamos perder gradualmente aquele ZIP disk com fotos da Pamela Anderson ou o pergaminho do TCC do Malcriado em Aramaico?


Vint "50 Cent" Cerf, um dos "inventores" da Internet (Sua Lymda™) que conhecemos hoje e vice-presidente do Oráculo™, acredita piamente que com os avanços em hardware e software, perderemos a capacidade de ler dados mais antigos, e como tudo hoje é enfiando (ui) num HD, SSD, DVD, BD, FBI, GAY, PNCDF, com o tempo teremos as informações, mas não COMO lê-las.




Kenneth Goldsmith, um judeu maluco que quer imprimir a Internet em homenagem à um amigo que baixou conteúdo do site JSTOR e foi processado e perseguido até seu suicídio, e pede ajuda de todo mundo pra isso. Mas seria a solução pra se possuir um sistema de leitura Universal para dados?


Não é a solução ideal....

O medo de Cerf é que as gerações futuras percam todos os registros do século XXI por causa da incompatibilidade, imagens, planinhas e pr0n em codecs obsoletos. Aí que iniciou um projeto para manter as características do armazenamento digital, mas com a possibilidade de leitura.

Por isso que faz parte de um projeto chamado Pergaminho Digital, para manter os dados e seus softwares acessíveis via uma terceira linguagem universal, pra ler tudo isso, e na nuvem. Super prático não?


Sorte que o meu leitor de fitas magnéticas ainda funciona...


Aí que vem o intuito principal do post mais do que datado: acabou a mamata do OneDrive de ter até 15GB na faixa pra todo mundo (30GB pra quem tem Janelosphone™) . Se você não confirmou até 31/01/2016, perdeu 10GB (25GB se tem Janelosphone™ e marcou bobeira).
Acho o OneDrive o melhor serviço de nuvem até agora, utilizo profissionalmente e dá até pra usar como um mini-FTP pra material pra sites, e é aceito pela maior parte das empresas (ei TI, mantenha assim!).

Detalhe: mantive meus 130GB free não sei como.




Então quem imprimiu o conteúdo de seu OneDrive antes, deu sorte, agora, deu ruim (não acredito que usei essa expressão, mas tá favorável, tá tranqüilo...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário