terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Disquinho Fabuloso™




Cansado de discos para armazenar seus dados? Temos a solução de seus problemas! Outro disco!


Aposto que muitos (ou todos) os CD-ROMs que você tenha gravado já tenham ido pro saco. Os DVDs já estão falhando? Suas fitas e HDs já deram o que tinham de dar? Agora grave tudo indefinidamente em quartzo!

Imagem meramente ilustrativa

Sim amiguinhos! Aqueles trampos que os hippies vendem por aí podem ser utilizados para armazenar seus preciosos dados, só que não...

A Universidade de Southampton na Terra da Rainha™ desenvolveu uma técnica utilizando pulsos laser de femtossegundo para imprimir em nanoescala 5D, dados em cristais de quartzo, em pequenos disquinho de 360TB por alguns bilhões de anos. A leitura é feita a partir de pequenas estruturas formadas por três (TRÊÊÊSSS) camadas, quando a luz passa é calculada a diferença entre uma estrutura e outra, fazendo com que sejam definidas ondas polarizadas sendo interpretadas como bits.


Testes já feitos nos disquinhos se mostraram eficientes, e obras como "A Declaração Universal dos Direitos Humanos" (algo que eu tacaria fogo, mas não destruiria), a "Magna Carta" e "Uma Bíblia Qualquer" e muitas outras foram espremidas no formato, como um backup do que a Humanidade fez até hoje (chupa Wikipedia!).


Dá pra guardar os livros E os filmes...

Além do tempo indefinido de duração, essa pequenas maravilhas tecnológicas que provavelmente não irão aparecer no DX suportam até 175ºC de temperatura... dá pra guardar em fogo médio.



Faltou o "Livro de São Cipriano" aí...

Em 2012 já conseguiram armazenar 40MB por polegada num Vidrinho Maneiro™, mas não é nada perto do Disquinho Fabuloso™ que os britânicos de dentes tortos nos agraciaram. Aí é só fazer backup do mundo.rar e mandar pelo espaço, esperando que alguma civilização consiga fazer o seed via p2p da Terra.



Fonte: Gizmodo US



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário