quarta-feira, 1 de março de 2017

Biopneus



Hoje o maior problema dos pneus é que não vivemos sem eles. (nem os da Sua Mãe™)
Mas seu impacto ambiental é gigante: não bastasse serem feitos na maior parte de petróleo, depois de usados não há muito mais a se fazer com eles do que fazer uma criação de Aedes queimar alguém  ou descartar em algum aterro (vulgo lixão - ou Sua Casa™ - o que preferir) por aí. 





Mas aquietem seus orifícios anais corações - e seguindo a onda do politicamente ambientalmente correto - cientistas americanos aprontaram altas confusões e desenvolveram algo que será bastante útil: pneus afrodescendentes ecológicos.

Não serão reaproveitáveis, e não resolverá a questão do descarte (yet), mas serão feitos à partir de fontes renováveis, o que já ajuda e muito. E não, não serão feitos de látex, então não adianta sonhar que você (é, VOCÊ!) não vai poder ficar rico tirando leite do pau.


​Ocupação preferida de 11 em cada 10 Engenheiros Florestais.

O principal componente na fabricação de pneus é o isopreno, obtido através do Reloaded, Codex craqueamento, que é a decomposição térmica sob pressão de dorgados petróleo. Depois disso separa-se o isopreno de outros produtos e continua-se o processo até obter os pneuzinhos de SuaMãe™.

Já no novo processo, estudiosos da Universidade de Minnesota descobriram que é possível obter o mesmo produto de biomassa vegetal. Provavelmente enquanto estudavam novas formas cof de obter álcool cof cof destilado apenas para fins acadêmicos, acabaram descobrindo um processo de três passos, hibridizado, combinando fermentação biológica com refinação catalítica normal (que é parte do processo de craqueamento utilizado hoje - logo em um torrent mais perto de você).


Craqueamento...

Se preparem pra nerdagem química:

A receita do MasterChef Químico: primeiro fermente a biomassa, que pode ser obtida de praticamente qualquer planta se você não se preocupar com a eficiência da conversão, obtendo o composto intermediário chamado ácido lisérgico itacônico. Depois basta adicionar hidrogênio à gosto e levar a fogo médio, e você obterá metil-THF também conhecido como tetrahidrocarabinol  tetrahidrofurano (acho que os químicos botam esses nomes de sacanagem).

Mas o segredo do chef pra que sua receita de isopreno dê certo vem agora: descobriram que usando o ingrediente secreto P-SPP (pentasil autoempilhado fosfórico - caralho) como catalisador pode-se converter metil-THF em isopreno com 90% de eficiência.
Assim conseguimos finalmente ter um pneu que não incomode tanto os floquinhos, que poderão dirigir seus Prius sem maiores pesos na consciência, tendo apenas que ignorar que na civilização a maior parte da energia que carrega a bateria dos carros autônomos vem de termoelétricas.





Redigido por: Caipiroto
Lambido pelas chamas do Inferno por: Eric Mac Fadden


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