Cansado de discos para armazenar seus dados? Temos a solução de seus problemas! Outro disco!
Aposto que muitos (ou todos) os CD-ROMs que você tenha gravado já tenham ido pro saco. Os DVDs já estão falhando? Suas fitas e HDs já deram o que tinham de dar? Agora grave tudo indefinidamente em quartzo!
Imagem meramente ilustrativa |
Sim amiguinhos! Aqueles trampos que os hippies vendem por aí podem ser utilizados para armazenar seus preciosos dados, só que não...
A Universidade de Southampton na Terra da Rainha™ desenvolveu uma técnica utilizando pulsos laser de femtossegundo para imprimir em nanoescala 5D, dados em cristais de quartzo, em pequenos disquinho de 360TB por alguns bilhões de anos. A leitura é feita a partir de pequenas estruturas formadas por três (TRÊÊÊSSS) camadas, quando a luz passa é calculada a diferença entre uma estrutura e outra, fazendo com que sejam definidas ondas polarizadas sendo interpretadas como bits.
Testes já feitos nos disquinhos se mostraram eficientes, e obras como "A Declaração Universal dos Direitos Humanos" (algo que eu tacaria fogo, mas não destruiria), a "Magna Carta" e "Uma Bíblia Qualquer" e muitas outras foram espremidas no formato, como um backup do que a Humanidade fez até hoje (chupa Wikipedia!).
Dá pra guardar os livros E os filmes... |
Além do tempo indefinido de duração, essa pequenas maravilhas tecnológicas que provavelmente não irão aparecer no DX suportam até 175ºC de temperatura... dá pra guardar em fogo médio.
Faltou o "Livro de São Cipriano" aí... |
Em 2012 já conseguiram armazenar 40MB por polegada num Vidrinho Maneiro™, mas não é nada perto do Disquinho Fabuloso™ que os britânicos de dentes tortos nos agraciaram. Aí é só fazer backup do mundo.rar e mandar pelo espaço, esperando que alguma civilização consiga fazer o seed via p2p da Terra.
Fonte: Gizmodo US
Nenhum comentário:
Postar um comentário