terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Hidrogênio é o novo grafeno!



O Grafeno fez parte imaginária em nossas vidas por já algum tempo. De supercondutores à sanduíches (se dá pra fazer, por quê não?), as possibilidades são infinitas. Agora é a vez do hidrogênio ser o elemento especial da vez...
Uma certa vez, Eugene Wigner e Hillard Bell Huntington estavam brincando de troca-troca cientista em 1935 e teorizaram que o hidrogênio molecular poderia se tornar um metal sólido se aplicada a pressão de 25 Gigapascals - GPa (quase o peso do saco do Seu Pai™).

Após 82 anos de fracassos (Sua Família™ pensa o mesmo de Você™), dois cientistas de Harvard corrigiram algumas coisas na teoria de Wigner-Huntington e conseguiram produzir o tão almejado metal feito de hidrogênio. Utilizaram a pressão de nada menos do que 465 GPa a 5,5 Legolas Kelvin de temperatura (metade da pressão exercida pela Sua Mãe™ contra a Terra).

Algo que até então só achavam possível ocorrer no núcleo de Júpiter (ou da Sua Mãe™ - ao vivo)


Corte transversal da teta da Sua Mãe™



Também teorizaram que adicionando uma pitada de cheiro verde zinco (aquele metal que serve tanto pra galvanizar aço, tanto pra tratar a depressão da Sua Mãe™ - aquela jubarte sem alma) para que o hidrogênio se torne mais facilmente o cristal molecular que o caracterizaria como um metal atômico.

Mas agora vem o que interessa: pra que caralhas voadoras no cu da família brasileira essa merda serve?

No ponto certo de compressão, se torna supercondutor.



E supercondutores podem servir para? Chips! Muitos chips!

Não esses!


Nem esses!

E eletroímãs, os seres sobrenaturais e mais divertidos na natureza (????).


Ohhhhh, myyyy looooove... my daaaarling......

E como isolante, funciona como isolante (claro, seu estúpido!) e dielétrico para a confecção de capacitores e afins (como aquele display maneiro daquele dumbphone que você guarda porque tem dó de jogá-lo no lixo). Tudo em nome não só da microeletrônica, mas também do armazenamento de energia (caso você não saiba exatamente o que um capacitor faz). Quem sabe, baterias?

Apenas um pequeno detalhe nos separa de começarem a produzir o elemento em grande escala: o resfriamento. Resfriar algo a 218 graus negativos é relativamente complicado quando se utiliza uma prensa de diamante para obter o hidrogênio metálico.

Prensadão aí ó ô.....

Aguardemos mais novidades vindouras desse novo método de obtenção do hidrogênio fã dos Airon Mêidi.... o hidrogênio metálico - o novo grafeno (ok, atirem duas vezes pra ter certeza).


BECAUSE SCIENCE, BITCH! 






Comments continue after advertisement








Nenhum comentário:

Postar um comentário