quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

60fps - 60Hz

 


Ahhhhh... tem UMA coisa que as AI ao menos andam fazendo menos feio...

...que é a geração de frames e upscale na jogatina. Quem por aqui dono de alguma GPU menos modesta que não liga um DLSS pra ajudar nas texturas e meter uma contagem menos vergonhosa na fluidez das animações na tela?

A tecnologia chegou para ficar - principalmente para nós, habitantes do Terceiro Mundo® - que empurra nossos parcos aceleradores 3D pela ladeira, transformando a hecúlea labuta de rodar Cyberpunk a mais de 30 quadros por segundo com uma qualidade gráfica que possamos adquirir - este que está a funcionar MUITO melhor com o modo Intel XeSS, apenas via software - mas que todo este artifício alcançara um patamar estapafúrdio com o lançamento da série 50 da verdinha que vale seu peso (e tamanho) em ouro.



Com o bólido mais parrudo dessa nova geração rodando o jogo supracitado, o que com uma modesta, simplória e já ultrapassadíssima RTX 4090 com mais gigas do que Sua Mãe®, alcançara parcos 100fps para dar vergonha ao seu Pentium III com uma 5200GT. Já a novíssima RTX 5090 atropela a "pobre coitada" com seus 230fps com qualidade equiparada aos efeitos de upscaling desligados (com praticamente nenhuma ressalva).

Ok, visto que foi em um evento montado pela empresa e claramente em um ambiente controladíssimo, óbvio que mesmo um gringo não monte uma máquina tão escalafobética, e adquira uma RTX 5070 porque tem o melhor custo-benefício, mas mesmo assim creio que com os efeitos de AI tão glorificados atualmente em modo desligado, a GPU seja um foguete nuclear.

Apesar dos valores "menores" - de U$549 a U$1,999 - ainda sim por aqui serão brinquedos de 10k para os aldeões de nossas tribos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário